segunda-feira, junho 26, 2006

Onde andas tu nacionalismo?

È desconcertante, para não dizer humilhante e se assista a um enaltecimento da cultura futebolística em prol do nacionalismo, e se deixem para trás questões tão importantes como a vida social e politica do nosso país, quer por parte da população em geral, quer por parte dos meios de comunicação, veículo por excelência de informação e formação de opiniões.

Parece-me que perdemos a noção do que é ser nacionalista, ou pelo menos do que é gostar de Portugal. E então vemo-nos envoltos em bandeiras e gritos de alegria.

O facto é que todos estes portugueses se esquecem da bandeira e do que ela representa, quando há uma necessidade urgente do país acordar, olhar à sua volta e ver que estamos cada vez mais mal governados, que os atropelos à nossa integridade moral são cada vez mais, que há uma despreocupação crescente por parte dos governados em exigir explicações aos governantes.

Todos estão descontentes, cada vez mais se assiste a um empobrecimento nacional, a uma falta de capacidade de avançar. Maternidades fecham(sem alternativas humanamente coerentes); planos de estudos nas escolas e universidades parecem ser feitos em cima do joelho sem o mínimo de preocupação com condições logísticas e humanas, para já não falar na competitividade quer nacional quer estrangeira; o interior do país está cada vez mais deserto e envelhecido; a corrupção é o que se vê…enfim…mas aqui o nacionalismo que vemos é um encolher de ombros ou resume-se às conversas de café sem consequências efectivas…Muito poucos são aqueles que se manifestam, ou que pedem explicações aos senhores que, eleitos por todos nós numa maioria absoluta, estão no governo e tomam medidas atrás de medidas que nos prejudicam e nos fazem cada vez ter mais medo do futuro.

Onde está o nacionalismo aqui?

Sem comentários: