domingo, julho 02, 2006

Prioridades....onde estão? Quais são?

Ouvi dizer, por parte de várias pessoas, que “não há nada mais importante que o jogo Portugal – Inglaterra”. Hoje, e desde o inicio do mundial, que o nosso país parou…parou o país e pararam os cérebros dos seus cidadãos. As suas preocupações resumem-se a isto…é, é verdade! Estou impossibilitada de dormir, porque os nacionalistas meus vizinhos, resolveram mostrar o seu patriotismo e falta de respeito pelo descanso alheio, andando pela cidade em caravana com a buzinas, as bandeiras e os gritos desmedidos, eufóricos e absurdos. Pronto, pronto…sou eu que sou desmancha-prazeres …. Entretanto o mundo vai girando, no país e no mundo vão acontecendo descalabros e verdadeiros atentados à nossa integridade moral e à nossa inteligência.

Mas o país está demasiado ocupado em gastar energia a festejar o mundial.

Não consigo perceber, porque é que não dispomos da mesma energia para nos preocuparmos com o que de facto é importante, com o que de facto afecta as nossas vidas o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida.

Os média dão o real destaque ao desporto, deixando para segundo plano a vida do país…opsss perdão a vida do país é o futebol., não é o militar que mata jovens, nem as 62 escolas que vão ser fechadas, nem o descalabro do Alberto João Jardim e as suas atitudes (e palavras) pouco democráticas, nem as mudanças no governo (o caso da demissão de Freitas) as medidas do governo em geral….

Andaremos a trocar prioridades????

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem para ser sincera fiquei feliz mas dai ir para a rua apitar que nem louca ou apanhar uma ganda bebedeira vai muito...
Já dizia o Salazar que para satisfazer o povo português bastava vinho e bola, acho que não será preciso dizer muito mais!
Realmente tenho que concordar há qualquer coisa que não está muito bem neste nosso Portugal, as coisas que realmente são importantes são desvalorizadas, como a educação, saúde, etc... as pessoas não lutam por elas, se o povo se unisse como se une como quande se vence um jogo então seriamos um grande Pais...
Continua

pedro pereira neto disse...

Alice, creio que para um país como portugal as prioridades estão muito bem estabelecidas: pão e circo. Se os cidadaos estivessem realmente interessados noutras coisas, elas surgiriam. Se o prime-time noticioso se resume a futebol é porque os estudos de mercado conduzidos pelos canais televisivos demonstram ser esse o interesse do telespectador. E na realidade penso que o cidadao é cada vez mais isso mesmo, um "telespectador", alguem que assiste à distancia, acriticamente, demitido do exercicio da sua cidadania.

Anónimo disse...

Olá
Facto 1: uma grande parte dos portugueses 'delira' com o futebol.
Facto 2: uma grande parte dos portugueses não 'delira' com coisas 'sérias e importantes'.
Facto 3: não compreendemos as causas dos factos anteriores 1 e 2.
Facto 4: o/a autor/a tem opinião negativa daqueles comportamentos (factos 1 e 2).
Questão 1: como pensa o/a autor/a que podem evoluir alterar-se os factos sobre os quais tem opinião negativa (para além do seu contributo, neste blogue, para a discussão em torno de uma ética social)?

Susana M Fonseca disse...

resposta à quetão 1

a autora imagina que indivíduos munidos de uma consciência critica e efectiva, social e cívica, aliados à honestidade e ao uso das suas competências mentais (sobretudo a inteligência, o discernimento e a lógica) , passando por se fazer representar por representantes capazes, coerentes e sensatos exigindo-lhes os devidos cumprimentos das obrigações, ajudaria muito a que a situação do nosso país alterasse e contribuiria para o decréscimo do autismo nacional ;)