domingo, fevereiro 11, 2007

O espelho do civismo português...

Hoje, 11 de Fevereiro, decide-se em referendo o SIM ou o NÃO.
Hoje vamos todos ficar a saber a consciência e capacidade ou mesmo maturidade, de que o país dispõe para sustentar a evolução inevitável (porque sim, o mundo evolui!!!) cada vez mais volátil.
Estamos +/- a meio do dia, ainda faltam algumas horas para as urnas fecharem, no entanto, para tristeza minha, só 11% dos portugueses votaram (fonte rtp).
As desculpas são as mais variadas: o mau tempo é a mais ridícula e a abestenção ou o encerro das mesas de voto em forma de protesto é a mais escabrosa.
1º Como é possível alguém abster-se em forma de protesto? Um voto nulo ainda entenderia, a abstenção parece mais um “estou a borrifar-me”.
2º Se esse voto nulo fosse nas legislativas ou presidenciais, eu entenderia, independentemente do meu voto ou ideologia. Mas num referendo, onde está em causa um valor muito mais alto que os nossos desejos, reivindicações (legitimas ou não) ou protestos (legitimas ou não), não faz qualquer sentido.

Sem comentários: